Com o programa Jovem Aprendiz o primeiro emprego se torna bem mais fácil, já que na prática os programas de aprendizagem são uma oportunidade de iniciar sua carreira sem necessidade de experiência.
No programa de aprendizagem, o menor aprendiz vai desenvolver habilidades para construir uma vida profissional sólida, ele participa da vivência no mercado de trabalho, adquiri conhecimentos e maturidade.
Como entrar no programa jovem aprendiz?
1 – Primeiro faça seu cadastro em uma entidade qualificadora, no ISBET é bem simples, basta se cadastrar no nosso portal: https://isbet.org.br/vagas/ . O passo a passo é intuitivo, primeiro você escolhe o tipo de vaga que deseja “Jovem Aprendiz” ou “estágio”, escolhe o seu estado de interesse e a cidade de interesse; E então basta se cadastrar na vaga desejada!
2 – Seu currículo é seu cartão de visitas: um currículo bem estruturado tende a chamar a atenção das empresas. Os dados mais importantes são as suas informações básicas, seu nome completo, suas habilidades relevantes, cursos já feitos e até trabalhos voluntários. Saiba mais no nosso artigo: https://isbet.org.br/como-criar-um-curriculo-incrivel-para-o-primeiro-emprego/
3- Faça cadastro em plataformas de formação: são muitas as opções para enriquecer seu currículo! Diversos portais oferecem cursos gratuitos de formação, como: Aprenda mais do Mec, Fundação Bradesco, Getúlio Vargas, e muitos outros!
Realizar os cursos vai agregar conhecimentos e habilidades para a sua candidatura. São muitas as possibilidades para que você se destaque e sai na frente dos concorrentes na tão sonhada vaga de Jovem Aprendiz.
Estude a empresa
Pesquisar sobre a empresa é fundamental para adquirir conhecimento e se sair na frente dos demais candidatos. Essa pesquisa tende a aumentar suas chances de ingressar na empresa, é muito importante que você entenda sobre a cultura, a missão, visão e valores da empresa, aprenda o jeito que ela se comunica nas redes e com o que essa empresa trabalha, o que ela vende.
Tome cuidado com sua aparência! A primeira impressão é a que fica! Esse ditado tem seu fundo de verdade. Use o dress code a seu favor, saiba aproveitar o máximo a oportunidade de se destacar! Evite roupas curtas, apertadas, chinelos, bonés. Aproveite a pesquisa sobre a empresa e observe a maneira que os colaboradores atuais costumam se vestir no ambiente de trabalho.
Saiba mais no nosso artigo: https://isbet.org.br/como-se-vestir-para-uma-entrevista-de-emprego/
Esteja preparada para a entrevista!
Estude as perguntas básicas que sempre são feitas nas entrevistas, como: “aponte 3 defeitos e 3 qualidades”, “porque a empresa deveria te contratar?”, tente manter a calma, treine bastante e lembre-se: é apenas uma conversa profissional.
Seja Pontual, não se atrase para a entrevista. Além disso, demonstre proatividade e interesse, faça perguntas sobre a empresa e a vaga, demonstre suas habilidades e o quanto você está prepara para iniciar sua carreira no programa jovem aprendiz.
Não desanime: mesmo com toda a preparação, ainda sim você pode enfrentar um “não”, e negativas fazem parte da vida profissional como um todo. Aprenda com essa entrevista, peça um feedback do resultado e busque melhorar o que foi pontuado.
Seu primeiro emprego como jovem aprendiz vai chegar! Acompanhe algumas dicas no nosso reels: https://www.instagram.com/reel/C9Kkwschc0O/utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Mas, o que é o programa jovem aprendiz?
O programa jovem aprendiz está baseado na lei de aprendizagem 10.097/2000, que é uma iniciativa federal com o objetivo de garantir a inserção de jovens no mercado de trabalho. A lei prevê que todas as empresas possuem uma cota de 5% a 15% de contratação obrigatória do programa com jovens entre 14 e 24 anos.
A lei de aprendizagem visa garantir a sobrevivência dos jovens, garantindo que ele possa estudar e trabalhar, além disso, a jornada de trabalho é reduzida, cada jovem aprendiz pode trabalhar de 4 à 6 horas por dia, totalizando 20 à 30 horas semanais, sendo que são 4 dias praticados na empresa e 1 dia reservado para estudo teórico em sua entidade qualificadora, como o ISBET.
Quem pode ser Jovem Aprendiz?
Agora você já sabe que as oportunidades para o programa de aprendizagem são voltadas para jovens entre 14 e 24 anos, mas existem mais algumas regras na lei:
- Só pode participar do programa quem está regularmente matriculado no ensino básico, seja ele ensino fundamental ou médio, ou quem já concluiu o ensino obrigatório por lei.
- Não existe restrição máxima de idade para participação do programa caso o candidato tenha deficiência.
- Um jovem não pode estar participando de 2 vagas de jovem aprendiz ao mesmo tempo. A lei determina que o programa só pode atingir 30 horas semanais, o que impossibilita o jovem ter 2 registros de emprego ao mesmo tempo, seja 1 a noite e 1 de manhã, por exemplo. É proibido.
- A lei também estabelece que as empresas devem priorizar jovens em vulnerabilidade econômica para preencher as vagas de aprendizagem.
Benefícios do programa Jovem Aprendiz:
Ao participar do programa de aprendizagem, o jovem aprendiz terá a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, construir uma rede de networking, adquirir maturidade e responsabilidade e receber todos os direitos previstos em CLT: FGTS, 13º salário, vale transporte, salário-mínimo hora e férias remuneradas.
Além disso, o jovem terá maiores oportunidades depois do fim do contrato de aprendizagem, já que ele já vai ter adquirido muita experiência e competência no mercado de trabalho.
Soluções Isbet
O ISBET tem 53 anos no mercado, mudando a vida de jovens por todo o país. Além disso, sendo uma ONG sem fins lucrativos, o ISBET tem como ideal o crescimento profissional dos estudantes. Dessa forma, busca sempre auxiliar nos primeiros passos, que são tão difíceis.
Para empresas, nossa ONG tem as mais diversas soluções. Primeiramente, participamos de todo o processo de contratação, desde a abertura da vaga, passando pela captação de candidatos, alinhamento do perfil de acordo com a necessidade do cliente, até a pré-seleção e realização dos contratos. Além disso, entregamos três candidatos para os dois programas: estagiário em cinco dias e programa de Jovem Aprendiz em sete dias. O maior diferencial do ISBET é, sem dúvida, a nossa Orientação Profissional. Durante uma hora, temos uma conversa com os candidatos, aplicamos dinâmicas e mapeamos o perfil do estudante, encaminhando assim o candidato que melhor se encaixa na vaga oferecida pela empresa. Para saber mais, acesse: isbet.org.br
Deixe um comentário