Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Um homem e uma mulher sentado em uma mesa redonda branca de frente um para o outro conversando.

A ansiedade da primeira entrevista de emprego é comum entre os candidatos e existem muitas dúvidas: a maneira certa de se portar, o que responder ao entrevistador, qual o melhor horário para chegar, o que levar e, o mais importante, o que vestir?

Aqui separamos algumas dicas para te ajudar nesse dia tão importante e conquistar aquela vaga perfeita, seja como jovem aprendiz ou como estagiário, de maneira presencial ou online.

A Importância da roupa para entrevista de emprego

A primeira impressão é a que fica! Logo, a roupa na entrevista deve estar de acordo com seus objetivos, com o cargo que você irá ocupar e a ideia de responsabilidade que você deseja passar.

Além disso, a roupa também vai te passar confiança. Ao se sentir confortável e elegante, você vai trabalhar sua autoconfiança e se sairá melhor respondendo às perguntas do seu entrevistador.

1º – Conheça a cultura da empresa

Pesquisar sobre a empresa é fundamental, tanto para adquirir conhecimento e se sair na frente dos demais candidatos, como para entender o dress code do novo emprego. Empresas mais sérias, como escritórios de advocacia, contabilidades, bancos e instituições financeiras pedem uma vestimenta mais elegante e sóbria.

Já startups costumam ter um código de vestimenta mais leve, nesse caso opte por roupas mais confortáveis, mas não se esqueça: conforto não é sinônimo de vulgaridade nem de desleixo.

2º – Escolha a roupa adequada ao cargo pretendido

Ajuste sua roupa de acordo com a vaga desejada. Cargos administrativos exigem uma vestimenta mais séria, já cargos criativos, como publicidade, design e marketing podem ter uma leveza e conforto maior.

3º Priorize roupas mais sérias e simples para sua entrevista de emprego!

Roupas muito coloridas, com estampas variadas, podem gerar estranhamento e passar uma ideia de desprendimento e infantilidade. Opte por roupas lisas, de cores neutras.

4º Cuidado com os detalhes!

Certifique-se que suas roupas estejam limpas e bem passadas.

  • Seus sapatos devem estar de acordo com sua roupa e limpos.
  • Atente-se à sua higiene pessoal, dentes escovados, unhas limpas e cabelos penteados.
  • Evite bonés, chinelos, perfumes muito fortes e exagero de acessórios.

5º Seja esperto!

Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, então faça escolhas sábias na hora de se vestir! Se você é uma pessoa que costuma transpirar muito, coloque uma camiseta por baixo da camisa. Tome cuidado com sua postura ao sentar e com o tom da sua voz ao falar; tente transmitir confiança: você sabe o quanto é capaz e o quanto deseja a vaga.

Se você gesticula muito, evite pulseiras e braceletes barulhentos que possam distrair e atrapalhar sua entrevista. Evite roupas apertadas e desconfortáveis; o conforto vai te deixar mais confiante, então valorize isso. E lembre-se: se é uma empresa de sustentabilidade, uma peça de linho seria uma ótima escolha.

6º Equilíbrio é tudo na entrevista de emprego!

Evite tudo que seja muito superficial, que transmita a ideia de futilidade. Os especialistas indicam que menos é mais; evite cílios postiços, batons de cores fortes e sombras muito escuras. Invista em maquiagens leves, que deem a ideia de descanso para o seu rosto.

7º O que evitar:

Roupas com muitas estampas, decotadas, muito justas, curtas ou rasgadas. Isso vale tanto para homens como mulheres. Nada de chinelos, shorts, bermudas e croppeds. Lembre-se: o ambiente de trabalho, mesmo sendo mais informal, tem foco 100% no profissional.

8º O que você deve usar na entrevista de emprego então?

Para ambientes mais sóbrios: ternos, calças e camisas sociais, blazers, gravatas de cores neutras, blusas de seda sem decote, peças de linho, vestidos ou saias de comprimento médio (sem serem apertados ao corpo), sapatos fechados.

Para ambientes mais descontraídos: jeans, camisetas, blazers, tênis e sandálias.

9º E na entrevista de emprego online?

O cuidado com sua aparência deve ser o mesmo! Sempre ligue sua câmera, tente usar um fone de ouvido com microfone para a entrevista, tome cuidado com o som e o cenário atrás de você.

Se sua entrevista é online, seu cuidado deve ser redobrado: busque por um cômodo da sua casa mais calmo, silencioso e bem iluminado. Organize o cenário que aparecerá atrás de você e avise as pessoas que moram com você que está participando de um processo seletivo e precisa de silêncio.

10º Não elimine sua personalidade na escolha das roupas

Ter cuidado com sua aparência e se encaixar nos padrões da empresa não é o mesmo que anular quem você é. As roupas transmitem personalidade e isso ajuda na escolha do entrevistador. Mantenha sua essência, apenas atente-se ao dress code da empresa.

Siga nossas dicas e se destaque na sua entrevista!

Soluções Isbet

O ISBET tem 53 anos no mercado, mudando a vida de jovens por todo o país. Além disso, sendo uma ONG sem fins lucrativos, o ISBET tem como ideal o crescimento profissional dos estudantes. Dessa forma, busca sempre auxiliar nos primeiros passos, que são tão difíceis.

Para empresas, nossa ONG tem as mais diversas soluções. Primeiramente, participamos de todo o processo de contratação, desde a abertura da vaga, passando pela captação de candidatos, alinhamento do perfil de acordo com a necessidade do cliente, até a pré-seleção e realização dos contratos. Além disso, entregamos três candidatos para os dois programas: estagiário em cinco dias e programa de Jovem Aprendiz em sete dias. O maior diferencial do ISBET é, sem dúvida, a nossa Orientação Profissional. Durante uma hora, temos uma conversa com os candidatos, aplicamos dinâmicas e mapeamos o perfil do estudante, encaminhando assim o candidato que melhor se encaixa na vaga oferecida pela empresa. Para saber mais, acesse: isbet.org.br





Cadastre-se para ficar
sempre informado

Esse conteúdo também
pode te interessar 👇