O ISBET em Parceria com a empresa Masan e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE)*, foi desenvolvido o Projeto Sementes do Amanhã, que tem como objetivo proporcionar ao jovem sua primeira experiência no mercado de trabalho formal, realizando o curso de copa e cozinha de forma a ressocializar o jovem atendido através da formação técnica profissional.
A execução do Programa de Aprendizagem desse projeto ocorre integralmente dentro das dependências do DEGASE, sendo a parte prática desenvolvida em ambiente simulado e a parte teórica é realizada nas dependências do departamento. O jovem recebe o material didático referente à parte teórica do programa de aprendizagem, uniforme e todos os benefícios garantidos pela legislação do Programa Jovem Aprendiz, a saber: Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada, fundo de garantia, salário e férias.
O projeto Sementes do Amanhã terminou em abril de 2017. Assim sendo, descrevemos abaixo o depoimento de um jovem participante sobre a importância deste para sua ressocialização.
Parceiros:
*Degase: órgão do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela execução das medidas socioeducativas, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens em conflito com a lei desenvolveram o programa de Jovem Aprendiz a adolescentes e jovens que estão cumprindo ou já cumpriram medida sócio educativa em meio de semi – liberdade.
Depoimento do jovem aprendiz S.S.A – ISBET / DEGASE / MASAN.
“Em sete meses de curso, percebi que além de estar sendo muito interessante e dinâmico, estou evoluindo em muitas coisas em relação a minha vida e por está trabalhando na cozinha, fez-me abrir os olhos para um novo mundo, e ver que posso investir em mim mesmo, ter meu próprio negócio. O curso de jovem aprendiz está me motivando a ser futuramente um chefe de cozinha, está sendo um tempo incrível, porque se não fosse o curso eu não iria ter descoberto esse dom, não teria despertado para a ideia de que eu posso fazer algo, pois até então eu não sabia o que fazer quanto carreira profissional. E agora sinto orgulho do que aprendi em tão pouco tempo.
Durante esse pouco tempo também aprendi que não devo ficar deixando-me levar pelas coisas que me dizem, e sim acreditar que eu posso. Que preciso apenas ter foco e acreditar em mim, abraçando as oportunidades.
O mais interessante disso do tudo é que eu vou me adaptando a novas regras, tanto populares como comuns. E do mesmo jeito que há pessoas que disseram que eu não conseguiria, encontrei pessoas que motivam a continuar nessa jornada maravilhosa, onde todo dia eu levanto entusiasmado e determinado a dar o melhor de mim por causa desse curso. Eu agradeço a todos que me deram essa oportunidade.”