Para receber seu acesso ao portal do ISBET, informe abaixo o seu e-mail que foi fornecido no momento de cadastro.
Está tendo problemas em recuperar seu acesso? Clique para ver outras opções.
área restrita
A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Trata-se de um contrato especial de trabalho por tempo determinado, de no máximo dois anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício previsto na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação. A carga horária estabelecida no contrato deverá somar o tempo necessário à vivência das práticas do trabalho na empresa e ao aprendizado de conteúdos teóricos ministrados na instituição de aprendizagem.
De acordo com a legislação vigente, a cota de aprendizes está fixada entre 5% no mínimo e 15% no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional, cabendo ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender as suas necessidades.
Em dezembro de 2007 foi publicada a Portaria 615, seguida pela Portaria 723, ampliada pela atual Portaria Ministerial 1.005.
Atualmente a formatação dos programas de aprendizagem estão pautadas nas Portarias 723/12, 1005/2013 e 634/2018 do extinto Ministério do Trabalho, atual Secretaria do Trabalho pertencente ao Ministério da Economia. As principais diretrizes destas portarias são:
Desenvolvemos jovens e adolescentes por via da formação técnico-profissional metódica. Estimulamos o desenvolvimento de valores éticos, a prática da cidadania, reforçando conhecimentos da formação base, e principalmente expandindo e agregando conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação. Simultaneamente, realizamos os acompanhamentos pedagógico e psicológico.
Faz parte do nosso papel de entidade formadora desenvolver o indivíduo em todos os âmbitos, sejam eles educacionais, políticos e sociais. Temos que nos transformar em uma sociedade que garanta a igualdade, que se assente numa educação de base de qualidade para todos, que respeite nossas crianças e adolescentes, que cultive oportunidades e forme cidadãos capazes de exigir e contribuir através do seu próprio papel, para um Brasil mais justo.
Carga horária Total: 1280 horas (400 horas de atividades teóricas e 880 horas de atividades práticas)
Público Alvo: adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Objetivo do curso: Nossa Proposta: Preparar o jovem aprendiz para atuar como auxiliar administrativo, sendo ele capaz de desenvolver atividades nos subsistemas da área, como nos recursos humanos, departamento pessoal, secretariado, atendimento ao cliente interno e externo, finanças, logística e demais atividades correlacionadas.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atender telefone com postura e vocabulário corretos, atendimento ao público, anotar recados, digitar planilhas eletrônicas, textos no Word, enviar e-mail e tratar documentos, desenvolver atividades nos subsistemas da área, como nos recursos humanos, departamento pessoal, secretariado, atendimento ao cliente interno e externo, finanças, logística e demais atividades correlacionadas. (CONSTANTES NO CONAP)
Carga horária total: 1280 horas (400 horas de atividades teóricas e 880 horas de atividades práticas)
Objetivo do Curso: Preparar o jovem para o mercado do comércio e atendimento ao público, fazendo com que este, consiga identificar as necessidades do cliente, saber a abordar corretamente, realizar os direcionamentos necessários e estarem aptos a realizar atendimentos em lojas, farmácias, restaurantes, agências comerciais, hotéis, e todos os demais ramos do comércio e atendimento ao público de modo geral.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Identificar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, fornecer informações, apresentar produtos e serviços, análise de crédito, exposição e promoção de produtos, controle de mercadorias, reposição de produtos, análise de crédito. Para o jovem aprendiz menor de idade não serão delegadas atividades que demandem valores e atividades externas. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: O aprendiz após a realização do curso será capaz de: auxiliar na organização dos serviços de copa, auxiliar o cozinheiro na organização dos serviços de cozinha em hotéis, restaurantes, hospitais, residências e outros locais de refeições, elaborando o pré-preparo, o preparo e a finalização de alimentos, observando métodos de cocção e padrões de qualidade, cuidando da higienização do local de trabalho, recebendo e armazenando gêneros alimentícios.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atender os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; montar e desmontar praças, carrinhos, mesas, balcões e bares; organizar, conferir e controlar materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho; preparar alimentos e bebidas. Não trabalhará em locais insalubres e de alta periculosidade, não lidará com dinheiro e bebidas alcoólicas. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Preparar o jovem para o mercado de transporte, logística e almoxarife, possibilitando que o mesmo seja capaz de identificar e avaliar tipos e modelos de planejamento e controles, suprindo, informando e organizando todo o seu processo.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Planejam as atividades operacionais de empresas de armazenamento, distribuição, transportes, comunicações e logística. Administram equipes, gerenciam recursos materiais e financeiros da área. Controlam o processo operacional e avaliam seus resultados. Providenciam meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Buscam novas tecnologias e assessoram a diretoria e setores da empresa. (CONSTANTES NO CONAP)
Público Alvo: adolescentes e jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Objetivo do Curso: Preparar o jovem para atuar como profissional da área de produção de indústrias em geral, atuando diretamente na linha de produção.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Preparam materiais para alimentação de linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção; alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Capacitar o jovem para que seja capaz de montar peças para máquinas, aparelhos e acessórios de linha de montagem.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Montam peças para fazer máquinas, aparelhos e acessórios em linha de montagem, organizam o local e revisam instruções de trabalho, fazem manutenção preventiva de ferramentas, confeccionam e especificam peças de montagem, montam máquinas e aparelhos eletrônicos e preenchem relatórios, notas, requisições e laudos técnicos. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Preparar o jovem para o mercado do comércio e atendimento ao público, fazendo com que este, consiga identificar as necessidades do cliente, saber a abordar corretamente, realizar os direcionamentos necessários nos postos de gasolina.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atendimento de postos de gasolina, bombeiro de posto de gasolina, identificar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, fornecedor de informações, apresentar produtos e serviços, análise ao crédito, exposição e promoção de produtos, controle de mercadorias e reposição de produtos. (CONSTANTES NO CONAP)
Carga horária total: 1840 horas (552 horas de atividades teóricas e 1288 horas de atividades práticas)
Objetivo do Curso: Capacitar o aprendiz afim de que o mesmo seja capaz de executar diversas atividades em uma obra, como: auxiliar de pedreiro, pintor, auxiliar de topografia, auxiliar de ladrilheiro, etc.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Preparação do concreto, execuções adensamento do concreto, revestimento de piso, paredes e tetos, em argamassa, revestimento de paredes e tetos com placas de cerâmica (porcelana grés polido e painéis decorativos), alvenaria em geral, pintura em geral, carpintaria e mercearia, montagem de formas de madeira, conferir esquadros, planos de corte de pelas de madeira, distribuição de cavaletes, trabalhar com MDF, trabalhar com OSB, trabalhar com MDP, laminados: tipos de revestimentos, montagem e instalação de sistemas de suporte, tubulações e fixações em PVC e ferro galvanizado, instalação de circuitos de luz e força, auxiliar em execução de obras de edificações, controle de mercadorias e compra de suprimentos, resistência dos materiais, tipos de materiais, programar e controlar o recebimento de materiais, armazenar materiais e registro de localização no almoxarifado. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Apresentar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, fornecer informações, apresentar produtos e serviços, análise de crédito, exposição e promoção de produtos, controle de mercadorias, reposição e conferencia de produtos, empacotar produtos, embalar produtos, etiquetar produtos, recebem valores de vendas de produtos e serviços; controlam numerários e valores; requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo, registram mercadorias em um ponto de venda e receber o pagamento do cliente, calcular, receber e registrar os diversos tipos de pagamento de valores.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Garantir ao jovem e adolescente conteúdos de aprendizagem teórica e prática para sua formação pessoal e qualificação profissional, possibilitando o ingresso no mercado formal de trabalho, na condição de aprendiz, favorecendo a sua promoção, resgate social e inclusão profissional. No campo atividades práticas deve conter: Apresentar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, fornecer informações, apresentar produtos e serviços, análise de crédito, exposição e promoção de produtos, controle de mercadorias, reposição e conferencia de produtos, empacotar produtos, embalar produtos, etiquetar produtos, recebem valores de vendas de produtos e serviços; controlam numerários e valores; requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo, registram mercadorias em um ponto de venda e receber o pagamento do cliente, calcular, receber e registrar os diversos tipos de pagamento de valores. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Formar o aprendiz para que ele seja capaz de desenvolver atividades voltadas as seguintes áreas: Costureiro, Reformadora de roupas, Montador de artefatos de couro e Vendedor de comercio varejista (vestuário).
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Desenha croquis e moldes, no desenvolvimento de pecas ou coleções. A partir de moldes predefinidos, corta, costura e monta pecas completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional. Atua nos setores têxteis e de confecção participando de todo o processo de produção de pecas dos vestuários, desde sua concepção ate o acabamento final. Modela pecas dos vestuários, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. O jovem aprendiz desenvolve competências profissionais e pessoais que o levam área formação integral. Deve comunicar-se de forma clara e assertiva, desempenhar suas atividades com pré atividade, de modo a favorecer o trabalho em equipe e a qualidade no serviço prestado, respondendo com dinamismo e responsabilidade aos desafios das suas ocupações, exercendo-as sob a responsabilidade de especialistas. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Proporcionar aos jovens e adolescentes conteúdos de aprendizagem teórica e prática direcionados para sua formação pessoal e qualificação profissional, possibilitando o ingresso no mercado formal de trabalho, na condição de aprendiz, favorecendo a sua promoção, resgate social e incluso profissional. No campo atividades práticas devem conter: O jovem aprendiz será capaz de: inteirar-se dos casos e situações encontrados em um ambiente escolar, tornando-se capaz de auxiliar educadores, monitores escolares, contadores de histórias, recreadores, responsáveis por biblioteca, secretaria escolar e/ou direção escolar. Além disso, o jovem terá acesso a conceitos e teorias pedagógicas que o habilitam a ter no ambiente escolar a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Inteirar-se dos casos e situações encontrados em um ambiente escolar, tornando-se capaz de auxiliar educadores, monitores escolares, contadores de histórias, recreadores, responsáveis por biblioteca, secretaria escolar e/ou direção escolar. Além disso, o jovem terá acesso a conceitos e teorias pedagógicas que o habilitam a ter no ambiente escolar a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente. (CONSTANTES NO CONAP)
Carga horária total: 1600 horas (400 horas de atividades teóricas e 1200 horas de atividades práticas)
Objetivo do Curso: Capacitar o jovem e torna-lo um profissional com possibilidades de inserção no mercado de Tecnologia da informação sendo capas de realizar manutenção e montagem de microcomputadores, utilização e análise de sistemas.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recurso de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (CPU), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software; garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando- os na utilização de hardware e software; Inspecionam o Ambiente físico para segurança no trabalho. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Capacitar o jovem aprendiz e torna-lo um profissional com possibilidades de inserção no mercado esportivo seja na organização de eventos esportivos ou na administração de clubes.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: práticas esportivas, auxiliar na organização de eventos esportivos, inspecionar locais para eventos e jogos, realizar rotinas administrativas voltadas ao setor de esporte, auxiliar e/ou desenvolver atividade esportivas. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: capacitar o aprendiz para que seja capaz trabalhar com atividades como a agricultura, cultivo de árvores frutíferas, pesca etc.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: formação de viveiros, pomares, plantações de forrageiras, manejo e produção de hortaliças, e comercialização do produto cultivado, transporte e armazenamento, bem como à condução de uma propriedade agrícola. Executar trabalhos relativos ao desenvolvimento da pecuária no que se refere ao manejo da bovinocultura, ovinocultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, forragicultura, beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal e comercialização dos produtos produzidos, transporte e armazenamento, bem como à condução de uma propriedade pecuária. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo geral: Desenvolver cursos de formação profissional visando à inclusão social de jovens entre 14 e 24 anos por via de formação técnico-profissional metódica, profissionalização e inserção no mundo do trabalho. Estimulando o desenvolvimento de valores éticos e a prática da cidadania, buscando facilitar o processo de egresso no mercado de trabalho mediante a participação em seminários, palestras, cursos e acompanhamento pedagógico e psicológico.
Público-alvo: este curso atenderá jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social.
Atividades práticas: Atender ao telefone, anotar e transmitir informações e recados, bem como receber, separar e entregar correspondências, papéis, jornais e outros materiais. Relações com clientes; planejamento de vendas; Verificar prazos estabelecidos, localizar processos, acompanhar notificações, encaminhar protocolos internos, expedir memorandos e ofícios, reproduzir cópia, digitalizar textos. - Atender clientes no local de trabalho.
Carga horária total: 1320 horas (400 horas de atividades teóricas e 920 horas de atividades práticas)
Objetivo do Curso: O aprendiz após a realização do curso será capaz de: Seguir roteiros e scripts de tele atendimento ativo e/ou receptivo, atender usuários de produtos e/ou serviços via tele atendimento, oferecer serviços e produtos via tele atendimento, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cobrar débitos, realizar pesquisas em tempo real, por telefone e cadastrar clientes.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atender usuários, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos especializados, realizar pesquisas, fazer serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via tele atendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Qualificar profissionalmente o aprendiz em desenvolver atividades relacionadas às operações de limpeza, asseio e conservação em empresas, prédios, clubes, hospitais e congêneres. Estimular o desenvolvimento de valores éticos, da prática da cidadania e da solidariedade. Possibilitar o ingresso do aprendiz no mercado de trabalho em igualdade de condições com os demais concorrentes.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Executar serviços de coleta de resíduos de limpeza e conservação de áreas públicas e privadas, incluindo limpeza hospitalar. Auxiliam na orientação e fiscalização das atividades e obras para a prevenção e preservação ambiental e da saúde, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, obras, projetos e processos visando o cumprimento da legislação ambiental e promovem educação sanitária e ambiental. Auxiliam na conservação e manutenção do ambiente de trabalho, promovendo um ambiente limpo e seguro sob orientação de um profissional, executam tarefas administrativas voltadas à área e realizam a manutenção da higiene e segurança do local de trabalho. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Capacitar o jovem aprendiz para que seja capaz de zelar pela segurança e do patrimônio dos edifícios.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador e realizam pequenos reparos. (CONSTANTES NO CONAP)
Carga horária total: 2760 horas (828 horas de atividades teóricas e 1932 horas de atividades práticas)
Objetivo do Curso: O aprendiz após o término da aprendizagem será capaz de: atender e orientar clientes quanto a serviços e operações bancárias; preencher, tratar e arquivar documentos; preparar relatórios, formulários e planilhas; acompanhar processos administrativos.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atender ao telefone, anotar e transmitir informações e recados, bem como receber, separar e entregar correspondências, papéis, jornais e outros materiais. Relações com clientes; planejamento de vendas; executar e operacionalizar operações bancárias, verificar prazos estabelecidos, localizar processos, acompanhar notificações, encaminhar protocolos internos, expedir memorandos e ofícios, reproduzir cópia, digitalizar textos. e atender clientes no local de trabalho. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Após o término da aprendizagem o jovem será capaz de: Atender e orientar clientes quanto a serviços e operações administrativas; Preencher, tratar e arquivar documentos; Preparar relatórios e planilhas; acompanhar processos administrativos.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Atender telefone com postura e vocabulário correto, atendimento ao público, anotar recados, dirigir planilhas eletrônicas, textos no Word, enviar e-mail e tratar documentos, desenvolver atividades nos subsistemas da área, como em recursos humanos, departamento pessoal, secretaria, atendimento ao cliente interno e externo, finanças, logística, arquivo, contínuo, almoxarifado, office boy/girl e demais atividades correlacionadas. (CONSTANTES NO CONAP)
Objetivo do Curso: Após o término da aprendizagem o jovem será capaz de: Fazer o controle de entrada e saída de passageiros bem como controlar acesso de veículos de frota. Fiscalizar e preparar relatórios referentes a rota de trabalho. Atender usuários e fornecer informações pertinentes a área, entender a legislação de trânsito no que se refere ao respeito ao cidadão e a educação de trânsito.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Cobrar e atender corretamente os passageiros, verificar e atestar autenticidade dos diverso passes; instruir corretamente sobre itinerários e locais de parada dos veículos; atender os passageiros; tornar as medidas oportunas em relação a irregularidades observadas, procedendo de acordo com as disposições do tráfego e da empresa, a fim de contribuir para a melhoria dos serviços e a segurança dos passageiros; prestar apoio ao setor de logística da empresa. (CONSTANTES NO CONAP)
Ao proibir o trabalho aos menores de 16 anos, a Constituição da República de 1988 ressalvou a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. No Brasil, historicamente, a aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e passou por um processo de modernização com a promulgação das Leis 10.097 (19 de dezembro de 2000), 11.180 (23 de setembro de 2005) e 11.788 (25 de setembro de 2008).
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, também prevê, nos seus arts. 60 a 69, o direito à aprendizagem, dando-lhe tratamento alinhado ao princípio da proteção integral à criança e ao adolescente. O Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, motivou a elaboração desse Manual pelo Ministério do Trabalho e Emprego e veio estabelecer os parâmetros necessários ao fiel cumprimento da legislação, regulamentando a contratação de aprendizes nos moldes propostos.
A aprendizagem é um instituto que cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois dá preparação ao iniciante, para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão de obra qualificada, algo cada vez mais necessário em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.
A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, em programa correlato às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes. O objetivo é proporcionar ao aprendiz uma formação profissional básica.
Essa formação realiza-se em programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas. O aprendiz com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em um curso de aprendizagem profissional, é admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT.
Em se tratando de aprendizes na faixa dos 14 aos 18 anos, a matrícula em programas de aprendizagem deve observar a prioridade legal atribuída aos Serviços Nacionais de Aprendizagem e, subsidiariamente, às Escolas Técnicas de Educação e às Entidades sem Fins Lucrativos (ESFL), que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e a educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Fonte: http://portal.mte.gov.br
Acompanhar o aprendiz durante todo o período de permanência em atividade de formação técnico-profissional na empresa, atentando para o desempenho nas atividades práticas e teóricas, frequência escolar e nos treinamentos de sua responsabilidade. Os acompanhamentos são realizados internamente, em nossas unidades e externamente com a empresa parceira.
A Instituição possui um sistema de gestão administrativo e acadêmico online, onde são realizados todos os registros de acompanhamentos referentes ao aprendiz e mantemos dossiê individual em nossos arquivos.
Os acompanhamentos internos têm por finalidade orientar os aprendizes em relação a sua permanência no Programa de Aprendizagem, zelando pela sua assiduidade e responsabilidade quanto ao horário de entrada e saída, uso do uniforme, conduta dentro da unidade e zelo com o espaço. Os registros são feitos de forma sistêmica e existido a necessidade de um maior desdobramento em relação ao jovem a equipe multidisciplinar (pedagogo, assistente social e psicólogo) é acionada com o objetivo de atender, orientar e encaminhar o Aprendiz. Os profissionais da equipe multidisciplinar realizam visitas domiciliares quando necessário.
A instituição segue uma escala pedagógica que acompanha o jovem e deseja resgata-lo de qualquer situação que atrapalhe o seu desenvolvimento no programa de aprendizagem, por isso a equipe multidisciplinar esta sempre disponível para atender o jovem, seja por uma demanda que ele apresente ou por uma avaliação da equipe que entenda que o atendimento e acompanhamento é necessário.
A avaliação será realizada ao final de cada disciplina, levando em consideração a prova presencial, avaliação do instrutor e entrega da atividade complementar. Será considerado como satisfatório o resultado mínimo de 75 % de aproveitamento no curso, e mínimo de 75 % de frequência nos últimos 3 meses. Além da avaliação escrita da disciplina, o instrutor fará uma avaliação qualitativa dos jovens em relação ao conhecimento do conteúdo, produtividade, comunicação, pontualidade, assiduidade e postura profissional. Essa avaliação é realizada mensalmente pelo instrutor de qualificação que mantem contato com a equipe multidisciplinar e aponta os desdobramentos do jovem em sala de aula.
O Agente de Atendimento do ISBET acompanha e avalia o jovem no ambiente de trabalho, realizando visitas trimestrais as empresas parceiras, a fim de assegurar que as atividades práticas realizadas pelo jovem estejam de acordo com o curso de aprendizagem. Atribuir ao aprendiz somente atividades que, por sua natureza e pelas condições em que sejam realizadas, não ofereçam risco à saúde, à segurança ou à moral, observando o quadro a que se refere o artigo 405 da CLT e Portaria nº 6 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 18 de fevereiro de 2000. Todas as visitas realizadas as empresas são registradas no sistema de gestão administrativo e acadêmico online.
A certificação dos aprendizes que concluírem com aproveitamento todas as exigências de pontuação e frequência previstas no Programa é de responsabilidade do ISBET, cabendo a Empresa fiscalizar e confirmar o cumprimento das programações estabelecidas no Contrato.
Para obtenção do Certificado, serão exigidos do aprendiz 60% de aproveitamento nas disciplinas e frequência mínima de 75% no curso.
O aprendiz que não obtiver aproveitamento nos níveis exigidos pelo Programa, ou interromper por motivo justificado ou não a sua participação, receberá somente ?Declaração de Disciplinas Cursadas?, relativa as disciplinas efetivamente cursadas.
Após a conclusão de todas as disciplinas do curso, o aprendiz receberá um certificado de conclusão do Curso de Aprendizagem, especificando para qual área está habilitado.
Nosso material é organizado de forma a ampliar o conhecimento proporcionando experiências que possibilitam o raciocínio lógico e uma sólida formação de continuidade entre a teoria e a prática.