Educação
para o Trabalho

área restrita

Cadastre seu Currículo
Esqueci minha senha
Home > Noticias

Inauguração da Unidade Central Ivan Roberto

O ISBET realizou mais uma grande conquista na sua história ao adquirir a sua nova sede própria, a Unidade Central Ivan Roberto. O evento de inauguração aconteceu no dia 18 de março na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e contou com a presença de conselheiros do instituto, empresas parceiras, colaboradores e representantes como o Subsecretário de Relacionamento Institucional do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Ceotto.

A nova sede abriga toda a parte operacional do instituto com a diretoria, supervisão, administração, comunicação e T.I. O espaço conta ainda com sala de reunião e um auditório com capacidade para 44 pessoas sentadas. A aquisição foi realizada em 2018 e toda a obra finalizada no início de 2019. A unidade tem o nome de Ivan Roberto, um dos responsáveis pela implantação do ISBET no estado do Rio de Janeiro, e o auditório tem o nome do fundador presidente, o professor Dorival Ignácio de Medeiros.

Com 47 anos de história, essa é a primeira sede própria do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento - ISBET, que atua na inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho através dos Programas de Aprendizagem e Estágio. Foi fundado em 1971 em São Paulo como Sociedade Brasileira de Estudos Pedagógicos - SBEP como forma operacional de implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 5692/71). Uma iniciativa de pedagogos, com o objetivo de promover estudos e pesquisas de caráter pedagógico, com vistas ao aperfeiçoamento de seus associados na área educacional e prestar-lhes assistência quanto aos novos sistemas, métodos e técnicas de ensino, e manter centros regionais de pesquisas nos vários estados, a fim de auxiliar seu campo experimental, tendo ainda acrescentado no parágrafo segundo do Art.3 que a Sociedade poderia ainda manter estabelecimentos de ensino, sob a administração direta ou mediante convênios.

Em 1985, através de alteração estatutária, a SBEP transforma-se em Agente de Integração e transfere sua sede para a cidade do Rio de Janeiro, buscando colocar os estudantes no mercado de trabalho, por intermédio do estágio. Em 2001 ao comemorar 30 anos de atividade, muda sua denominação de SBEP para Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento - ISBET, ampliando a partir desse momento suas finalidades e atividades ad infinitum e ad aeternum.

Além do Rio de Janeiro, o ISBET atua em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão e Santa Catarina. São mais de 30 unidades espalhadas por diversas cidades brasileiras oferecendo oportunidade para jovens, principalmente em condições de vulnerabilidade social, que estão na busca de suas primeiras experiências profissionais como estagiários e jovens aprendizes. 

O evento foi transmitido ao vivo através do Facebook e o vídeo está disponível em: