Educação
para o Trabalho

área restrita

Cadastre seu Currículo
Esqueci minha senha
Home > Clipping

Parceria Isbet e MPT do Ceará

No dia 28 de agosto foi realizada a aula inaugural do projeto Recomeçar 2 ? Traçando Novos Caminhos. Foi na unidade do Isbet em Fortaleza que fica na Rua General Clarindo de Queiroz, 228, Centro, no horário de 8h às 10h. Estavam presentes no evento o diretor-executivo do Isbet, professor Luiz Guimarães Mesquita, a diretora-adjunta, Sônia Pelay e o procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima.

Trata-se de uma parceria do Isbet com o Ministério Público do estado, cujo objetivo é capacitar e inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz do Isbet. O Instituto, há 47 anos, é agente de integração do jovem brasileiro ao mercado de trabalho, especialmente aquele em situação de risco social.

São 15 adolescentes encaminhados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da comarca de Fortaleza. Os profissionais dos CREAS verificaram um cenário composto pela baixa escolaridade, vulnerabilidade financeira, estrutura familiar fragilizada, índice de violência existente no local de residência e ausência de políticas públicas, associados à situação de sujeitos em desenvolvimento.

O projeto vem como resposta a este quadro social. Justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de ações junto aos adolescentes atendidos pelo CREAS, visando a promoção, proteção e defesa dos direitos dos adolescentes e consequentemente possibilitar a construção ou reconstrução de vínculos familiares e sociais, contribuindo para redução da reincidência da prática de atos infracionais, como também a inserção no mercado de trabalho.

Os adolescentes terão 12 encontros, durante um período de três meses. Serão dois ciclos, totalizando seis meses. Nos encontros, eles terão disciplinas como inclusão digital, oficina de marketing digital, oficina de currículos, entre outras. Haverá também um momento de união entre pais e filhos, vão acontecer atividades com materiais recicláveis que promovem a interação familiar.

http://www.youtube.com/watch?v=HYywNv-RVws